29 novembro 2010

Como se planejar para evitar o desespero!!!

Acho que a maior dor de cabeça de todas as noivas é não saber por onde começar a planejar.
É uma das partes mais complicadas, certo? Aocnselho a vocês criarem uma pasta com capa transparente e divisórias contendo desenhos do que querem e imaginam para o casamento de vocês ou simplesmente anotem, como estou fazendo, peguei um caderninho e ele virou caderno de anotações só para isso. Também uso o computador, salvo links nos favoritos, fotos de maquiagem, cabelo, buquês, vestidos e decorações, salvo até no e-mail endereços das páginas em que tinham promoções de lembranças, essas coisas.

Aqui mais ou menos como estou fazendo.

-O enxoval você já poderá ir fazendo a partir do noivado, mas se vocês foram ficar mais de 1 ano e meio noivos, é melhor fazer o enxoval no ano do casamento. Para quem está mais apertado (R$) Pode ir comprando antes mesmo, aos poucos, assim pesa menos.

-Fazer a pré-lista, sabendo quantos convidados em média irão dá para se ter noção de quanto irá gastar tanto com comida, quanto com bebida, lembranças, sobremesas, aluguel de cadeiras, mesas, forros, talheres, etc...ou até mesmo para fazer o orçamento do buffet, como achei absurdo o preço dos buffets, não quero gastar R$5.000,00 em flores!, enfim...

-Orçamento da foto e filmagem;

-Dá para ir vendo os modelos de vetido que te agradam, eu achei uns lindos na internet e pretendo mandar fazer o meu, mas para quem gostar de algum que já está pronto para o aluguel, melhor ainda!!! Para economizar o melhor é você mandar fazer e pagar pelo primeiro aluguel, ao invés de ficar com o vestido para si, que servirá só para juntar poeira e fora que com o tempo ele ficará meio que "ultrapassado"-apesar de que sempre voltam....

-O melhor, se vocês for alugar o vestido de noiva o mais indicado é que você vá 1 ano antes, para você escolher, se demorar muito só encontra o que os outros não quiseram.

-Isso serve também para o clube, alguns tem a agenda já marcada para 1 ano meio depois, bandas e Dj´s também entram nesta lista de antecedência!

-Se você pretende viajar, também é bom já ir dando uma olhada nos pacotes, etc.

-Com uns 6 meses de antecedência já dá para ir agendando a igreja da sua preferência, assim como o carro (se for alugar um);

-O casamento no civil dá para ser marcado até com 4 meses de antencedência;

-Os noivinhos do bolo também deve ser encomendado com pelo menos 3 meses, caso dê algum problema na entrega você terá como correr atrás.

-Com 2 meses dá para ir vendo o modelo do buquê, pesquisando preços.

-Nesse mesmo tempo escolha as lembranças dos convidados e dos padrinhos (que devem receber uma lembrança mais especial);

-A roupa da daminha e do pajem, saem mais em conta quando alugados no mesmo lugar em que o da noiva, assim como o do noivo.

-Escolha os padrinhos, a daminha, pajem, porta-aliança, floristar, etc.

-Não esqueça de fazer uma seleção das músicas que você quer que toque na igreja, além das músicas da festa que devem ser escolhidas e passadas para o Dj ou banda;

-Marque o dia da noiva com uns 5 meses de antecedência, o arranjo do cabelo pode ser escolhido juntamente com o penteado para que combinem;

-Os convites devem ser entregues pelo menos 1 mês antes do casamento. Quem quer economizar pode fazê-los em casa, simples e bonito,melhor ainda para quem tem photoshop em casa, só arrisque fazê-los se tiver uma impressora boa, de preferência à laser, para não sair falhado; o/

-O chá de cozinha pode ser realizado entre 3 e 2 meses antes;

-Antes de distribuir os convites reveja sua lista e seu $$ para dar tudo certo e não passar vergonha diante dos convidados, se precisar retirar algumas pessoas opte por aqueles que são apenas conhecidos, mas não tão próximos, podendo até ser da família, mas os que são distante, que você geralmente não vê;

-Uns 15 dias antes experimente o vestido e veja como fica, deixe para experimentá-lo novamente um dia antes da festa.

-No grande dia, curta o dia de noiva, peça para alguém em que confie buscar o buquê e guardá-lo na geladeira para que não murche...e aproveite o esforço feito durante esse 1 ano.

Nenhum comentário: